Blog

Quem foi Alexander Graham Bell?

Alexander Graham Bell é conhecido por ter inventado o telefone e também por fundar a Companhia Telefônica Bell. Em 1915, o cientista escocês acompanhou a inauguração da primeira linha transcontinental que ligou Nova York a São Francisco, com a ajuda de seu assistente, Thomas Watson. Quer saber mais sobre Graham Bell e seus inventos? Então acompanhe o texto que o COC preparou! 

Vida

Graham Bell nasceu em 3 de março de 1847, em Edimburgo, na Escócia. Seus pais eram Alexander Melville Bell, educador de portadores de deficiência auditiva e criador do alfabeto visível, e Eliza Grace Symonds, que ficou surda ainda jovem. Até os onze anos, ele teve uma educação em casa, e em seguida entrou para a High School Real de Edimburgo. O cientista era autodidata e aprendeu muito com seu pai e seu avô, que trabalhavam com a correção da fala e o treinamento de pessoas surdas. Aos 14 anos, Alexander fez uma reprodução do aparelho fonador com seus irmãos, Edward Charles Bell e Melville James Bell.

Na Universidade de Edimburgo e na University College, em Londres, Alexander acompanhava as conferências que eram realizadas. Em 1861, começou a dar aulas de música e de dicção na Academia Weston House, em Elgin, na Escócia; e em 1864, começou a ensinar técnicas de correção da fala. Já em Londres, em 1868, Graham Bell, que ainda era assistente do pai, assumiu o seu lugar, enquanto Melville Bell ministrava cursos sobre a terapia da fala, nos Estados Unidos.

Após a morte de seus irmão mais novos, a família de Alexander decide se mudar para o Canadá. Tempos depois, Graham Bell passa a palestrar em Boston, falando sobre o sistema de símbolos fonéticos que seu pai criou. Em 1872, fundou uma escola preparatória de professores para deficientes auditivos, a “O pioneiro da fala visível”, em Massachusetts, e um ano depois, tornou-se professor de fisiologia vocal na Universidade de Boston. Nessa época, conheceu Thomas Watson, eletricista e reparador mecânico, que virou seu parceiro de trabalho.

Em 11 de julho de 1877, Graham Bell casou-se com Mabel Hubbard e passou a viver em Washington, cidade onde montou um laboratório para dedicar-se à criação de outros inventos. Em 1883, fundou a revista Science, e em 1898, entrou para a presidência da National Geographic Society, transformando a antiga revista em uma publicação popular. Graham Bell faleceu em 2 de agosto de 1922, na própria casa, em Beinn Bhreagh, no Canadá.

O telefone e outras criações

Graham Bell fez diversas pesquisas para descobrir um meio eficaz para os deficientes auditivos escutarem. No caminho, teve a ideia de transmitir palavras por meio de ondas elétricas por um único fio, chamado de “telégrafo harmônico”. Em 1875, a patente de um telégrafo foi registrada, e em 1876, ele voltou para Boston e trabalhou para apresentar o aparelho que, tempos depois, seria chamado de telefone. 

Ainda em 1876, numa exposição na Filadélfia, o telefone é apresentado e Graham Bell funda a “Bell Telephone Company”, considerada a primeira companhia telefônica. O cientista também criou o audiômetro, usado para medir a sensibilidade do ouvido a diferentes sons, e um aparelho para localizar objetos metálicos no corpo humano. Já a primeira ligação interurbana foi realizada em novembro de 1876. Quando Graham Bell faleceu, os telefones dos Estados Unidos foram silenciados durante um minuto em sinal de luto.