5 experimentos para aprender química em casa
Realizar experimentos científicos é a oportunidade ideal para colocar em prática todo o conhecimento que é visto em sala de aula! Nem todas as experiências químicas são perigosas, e é possível aprender muito com essa matéria em casa, com materiais que nem imaginávamos. Conhecimento nunca é demais, principalmente quando é possível entender na prática o que acontece com a química. Mas importante: não se esqueça de sempre realizar os experimentos na presença de um adulto!
Experiência 1 – Balão
Ingredientes
- Garrafa pet
- Bexiga
- Vinagre
- Bicarbonato de sódio
Como fazer
Coloque vinagre em uma garrafa pet limpa. Dentro da bexiga, coloque algumas colheres de bicarbonato de sódio. Prenda o bico da bexiga no gargalo da garrafa de modo que o bicarbonato caia ali dentro. Veja a mágica acontecer… A bexiga se encherá sozinha! Ou melhor, por meio da reação química entre o vinagre e o bicarbonato.
Explicação
Essa experiência é baseada na reação entre ácido e base. O ácido do vinagre, também conhecido como ácido acético, reage com o bicarbonato de sódio, formando o ácido carbônico. Devido à reação, o ácido citado anteriormente se transforma em dióxido de carbono, o famoso CO2. É o CO2 liberado na reação que enche a bexiga.
Experiência 2 – Lâmpada de lava
Ingredientes
- Pote transparente
- Óleo
- Água
- Corante alimentício
- Comprimido efervescente antiácido
Como fazer
Misture a água com o corante. Pegue o recipiente transparente, encha com a água com corante e o óleo: para cada medida de água deverá ser acrescentada duas de óleo. Quando a mistura estiver estável, ou seja, sem bolhas, deverá ser colocado o comprimido efervescente antiácido. O resultado é parecido com aquelas lâmpadas de lava. Fica bem legal!
Explicação
A primeira explicação para esse experimento é que a água e o óleo são uma mistura heterogênea, ou seja, apresentam mais de uma fase. O óleo é menos denso que a água, por isso fica na parte de cima quando ambos são misturados. Quando o efervescente antiácido é acrescentado, libera CO2 (gás carbônico), que como é mais leve que a água e que o óleo, “flutua”. Como está misturado à água, algumas partículas sobem com as bolhas do gás, dando assim o efeito de lâmpada de lava.
Experiência 3 – Areia movediça
Ingredientes
- Recipiente de vidro
- 1 caixa de amido de milho (maisena)
- 2 copos de água
Como fazer
Em um recipiente de vidro, misture 3 copos de amido de milho e 1 de água por aproximadamente 5 minutos. Ao final, deve haver uma mistura homogênea grossa.
Explicação
Essa mistura age tanto quanto líquido, quanto como sólido. Isso acontece porque a mistura de amido de milho e água forma uma mistura conhecida como “não newtoniana”. Esse termo explica a capacidade que o líquido (ou sólido) tem de acordo com a pressão que é exercida sobre ele. Quando sofre uma pressão grande, fica duro como se fosse sólido, já sem pressão alguma, fica líquido.
Experiência 4 – Pilha de limão
Ingredientes
- 1 limão.
- 1 moeda de 5 centavos.
- 1 colchete de escritório ou 1 prego.
- 2 fios elétricos com garra de jacaré.
- Uma lâmpada pequena de LED.
Como fazer
Faça dois cortes no limão. Um deles servirá para o prego e o outro, para a moeda. Após feitos os cortes e inseridos os materiais no limão, é preciso conectar os fios com garras de jacaré em cada um dos metais, ou seja, no prego e na moeda. É utilizado um fio para cada metal, de modo que uma das extremidades de cada um fique livre. As pontas que ficaram livres, conecte à lâmpada de LED.
Explicação
Essa experiência é semelhante a uma pilha estudada em eletroquímica. As pilhas são definidas como uma reação espontânea, na qual a energia química se transforma em energia elétrica. O limão é um elemento eletrolítico, ou seja, possui cargas positivas e negativas. O prego perde elétrons (oxida) e a moeda age como o polo positivo que recebe elétrons. Assim como em uma pilha de verdade, o limão faz a função do eletrólito, e os metais, o papel de eletrodos, resultando na geração de energia.
Experiência 5 – Mudança instantânea de cor
Ingredientes
- 40ml de água
- 20ml de vinagre branco
- 20ml de água oxigenada de 20 vol.
- 1 comprimido de permanganato de potássio
Como fazer
Dissolva o comprimido de permanganato de potássio na água até que fique uma mistura homogênea. Adicione o vinagre e misture. O último passo é colocar a água oxigenada. Observe a mudança de cor que ocorre com os elementos.
Explicação
A mudança de cor ocorre devido à transformação que os elementos químicos sofrem depois de misturados. Essa alteração normalmente é resultado de reações em que há transferência de elétrons, formando assim cátions que alteram as cores originais de cada elemento.
A química é uma área da ciência que surpreende e fascina os alunos. Mesmo que ainda tenha muito o que ser descoberto, é possível viajar nesse mundo cheio de surpresas. As experiências científicas são uma ótima forma de se aprofundar nas matérias de maneira simples e divertida. Aprender não está resumido apenas à sala de aula, mas viagens, experiências e diversas outras maneiras alternativas de estudar também são sempre muito válidas!