Blog

8 recursos complementares dos livros didáticos do COC

Um material didático de qualidade não pode ficar limitado ao ensino de conceitos básicos ou superficiais. Afinal, os estudantes estão na escola para se capacitarem e desenvolverem o conhecimento das diversas disciplinas.

Diante disso, é preciso investir em um material que dê a eles recursos para que busquem se aprofundar nos temas. No texto de hoje, você conhecerá algumas ferramentas complementares dos livros didáticos do COC. Confira!

1 – Nota histórica

Nem sempre o planejamento de aulas permite que o professor fique muito tempo explicando um único tópico, já que atrasos comprometem o avanço da matéria. Por isso, nos livros do COC, quando é necessário, há uma seção de nota histórica, onde são feitas algumas observações sobre o fato estudado.

Essas informações contribuem para o aprofundamento de determinadas partes da explicação. Vale destacar que, caso o professor não consiga abordar o que está escrito nessa nota, o aluno é capaz de ler e compreender de forma autônoma, já que os dados são descritos de maneira direta e objetiva.

2 – Nota biográfica

Muitas vezes essa parte dos livros serve para orientar aqueles alunos curiosos e que gostam de aprender um pouco mais sobre o tema. Nesse segmento, são colocados nomes de pessoas que se destacaram enquanto estudavam e desenvolviam um assunto específico.

Esse dado extra serve como uma orientação para que aqueles que querem saber mais possam direcionar suas buscas a respeito de pessoas importantes que fizeram parte da criação de teorias e de descobertas de determinado conteúdo.

3 – Para ir além

Um dos pontos mais relevantes do material didático do COC é a interação multidisciplinar, criada para ajudar os alunos a desenvolver um conhecimento menos segmentado e a entender que as disciplinas podem conversar umas com as outras.

No livro, a seção “Para ir além” existe justamente com a finalidade de mostrar que aquilo que está sendo estudado em uma matéria pode ser relacionado a outra área do conhecimento, seja através de um conceito, seja de uma imagem ou qualquer outro tipo de elemento.

4 – Aplicações

É comum que os estudantes se questionem sobre a necessidade de aprender uma série de conceitos, pois acham que eles não são usados no dia a dia, não é mesmo? Na área complementar “Aplicações”, apresentamos exemplos de situações cotidianas em que são utilizadas as teorias aprendidas em sala de aula. 

O objetivo é aproximar os alunos da disciplina e afastar a ideia de que estão aprendendo algo que não é útil para eles. A partir do momento em que é possível visualizar uma real aplicação para a matéria, naturalmente, a assimilação fica mais fácil.

5 – Arte

O COC compreende que o aprendizado está ligado às manifestações artísticas que marcaram época no decorrer de toda a história. Por isso, há um espaço separado para a análise de obras marcantes e importantes para alguns conteúdos estudados em sala de aula. 

Essa seção é mais recorrente nas disciplinas de humanas, como história, geografia, filosofia, entre outras; já que as artes ajudam a explicar e a entender como era o comportamento dos artistas e da sociedade num determinado momento da história.

6 – Para explorar

O uso correto da internet pode contribuir muito para o desenvolvimento dos estudantes, por isso o material didático do COC incentiva crianças e jovens a utilizar as ferramentas digitais para buscar mais conhecimento. Em “Para explorar”, os alunos encontram links de sites confiáveis que trazem mais informações relevantes sobre o item em questão.

O próprio site do COC tem, na área do aluno, uma série de recursos complementares virtuais para auxiliá-los durante os estudos em casa.

7 – Leitura

Além das sugestões digitais de materiais complementares, os livros têm também uma série de nomes de revistas, jornais, artigos e outras publicações que podem trazer mais informações. Essa parte serve também para incentivar a leitura entre as crianças e adolescentes, que muitas vezes se afastam dessa prática por preferirem ficar horas no mundo virtual.

8 – Organizador gráfico

Para finalizar todo o estudo, há um espaço destinado para uma revisão rápida dos assuntos analisados até o momento. Em poucas linhas os estudantes podem escrever os pontos principais da matéria ou as ideias que o professor passou durante a explicação. 

Ao cumprir essa demanda, o aluno já terá dado o primeiro passo no dia de estudo dele, pois ao chegar em casa para revisar o conteúdo, terá anotado no próprio livro algumas informações importantes que servirão para guiá-lo.

Conclusão

O COC desenvolveu seu material didático pensando na interação entre as disciplinas e na importância de ensinar seus estudantes a buscar informações de forma autônoma quando estiverem fora do ambiente escolar. Essas práticas contribuem para uma formação mais aprofundada e que gera ótimos resultados no futuro de cada um.