Blog

Como a tecnologia auxilia os estudos do seu filho?

A tecnologia já faz parte do cotidiano das crianças e adolescentes há tempos, e achar que ela só atrapalha o desenvolvimento dos filhos é um erro que muitos pais cometem. É preciso entender que a tecnologia é uma aliada nos estudos dos filhos e muitas escolas têm ferramentas digitais que auxiliam no processo de ensino-aprendizagem dos estudantes. Neste texto você vai entender como a tecnologia pode ser usada de forma positiva na educação dos seus filhos. Confira!

Abre os horizontes

A tecnologia pode servir como um instrumento para ampliar os horizontes do conhecimento das crianças e dos adolescentes, de modo a ajudá-los a descobrir mais detalhes e conceitos sobre determinados assuntos em que tenham interesse ou dificuldade, por exemplo. Essa prática incentiva os estudantes a utilizar a internet de forma positiva e com foco em absorver novas informações. Vale destacar que os pais podem participar desse processo de pesquisa e ensinar os filhos a visitar sites confiáveis e seguros no ambiente virtual.

Canais no YouTube

O YouTube é uma plataforma de vídeos que contém uma enorme quantidade de conteúdos educativos sobre diversos temas e para os mais diferentes públicos. Os pais podem, junto com os filhos, encontrar canais que os agreguem conhecimento e os incentivem a estudar. O COC tem seu próprio canal, chamado Coach COC, onde damos dicas de como estudar mais e melhor, de como otimizar o seu tempo e de maneiras mais eficazes de memorizar os conteúdos, além de truques para se dar bem nos vestibulares, como no vídeo em que falamos sobre como estudar para as redações dos vestibulares.

Atividades interativas

A tecnologia proporciona também a possibilidade dos estudantes aprenderem enquanto se divertem por meio de jogos e atividades interativas, como em aplicativos voltados para a educação. 

No COC, os alunos do ensino infantil, por exemplo, têm acesso a um conteúdo exclusivo e muito divertido com os Amigos do COC, uma turma com diversos personagens que auxiliam os pequenos nos primeiros anos da escola e que interagem com eles em jogos virtuais.

Já para os estudantes mais velhos, o COC Play é a opção para aqueles que desejam usar a tecnologia para complementar seus estudos. O ambiente virtual é repleto de materiais exclusivos, como videoaulas, materiais de apoio, conteúdos lúdicos e artigos jornalísticos.

Tirar dúvidas

Muitos sites e vídeos voltados para a educação têm o intuito de servir como locais seguros para os estudantes tirarem dúvidas sobre os conteúdos vistos em sala de aula. No COC os seus filhos poderão acessar mais de quatro mil videoaulas e tirar dúvidas em um plantão on-line com professores, por meio de uma ferramenta interativa e moderna, contribuindo para a formação e para o desenvolvimento dos alunos.

Organização dos estudos

A tecnologia pode, ainda, servir para ajudar os filhos a manter uma organização nos estudos. Eles podem utilizar calendários personalizados, além de avisos e alertas sobre o tempo em que estão estudando, as tarefas que precisam ser feitas e demais informações que ele julguem importante ter à mão durante os estudos.

Com a Agenda Digital, os alunos do COC acessam, em poucos cliques, as atividades do dia (separadas por disciplina), os comunicados e as grades de horários, e baixam arquivos complementares disponibilizados pelos professores. Para os pais, o recurso também é útil, pois traz um resumo diário do rendimento dos filhos nas aulas, campo para colocar observações sobre a saúde dos filhos e agenda de reuniões.

Extra

Cuidados com a tecnologia

Como vimos, a tecnologia pode ser uma boa aliada no desenvolvimento da educação dos filhos; porém, o uso exagerado pode causar problemas à saúde, por isso é necessário controlar o tempo que as crianças ficam em frente às telas. Além disso, os pais devem atentar também ao tipo de informação e conteúdo que os filhos consomem nos momentos de lazer, e garantir que tenham acesso apenas a materiais condizentes com a faixa etária de cada um.

A tendência é que a tecnologia esteja cada vez mais inserida no cotidiano da educação de crianças e jovens, por isso as escolas estão se modernizando e oferecendo conteúdos complementares de forma digital. Cabe aos pais a tarefa de fazer o controle do uso da tecnologia pelos filhos, e compreendê-la pode auxiliar na educação dos pequenos.