Blog

Guia de Profissão: o que faz um engenheiro de produção?

Você já se perguntou o que um engenheiro de produção faz? Dentro do leque variado de especializações que a engenharia oferece, esta é uma das possibilidades de área de atuação. Neste texto, vamos te contar um pouco mais sobre essa profissão.

O que faz um engenheiro de produção?

O engenheiro de produção é responsável pela elaboração de planos de ação, execução de projetos e gestão das relações que envolvem homem, máquina e tecnologia em uma empresa.

Além disso, é função desse profissional analisar e otimizar a logística da linha de produção, tendo em mente a qualidade dos produtos, os níveis de produtividade, o aproveitamento dos materiais e o gerenciamento de custos.

O curso

Presente em diversas instituições de ensino pelo Brasil, o curso de Engenharia de Produção conta com disciplinas comuns às engenharias, como cálculo, física e matemática, e matérias específicas que se aproximam dos estudos humanos, como administração, ética, economia e gestão da qualidade

Em geral, a duração da graduação é de cinco anos e, para obter o diploma, o estudante precisa cumprir horas de estágio obrigatório e produzir uma monografia de conclusão de curso.

Áreas de atuação

Por ser um curso versátil, o profissional formado em engenharia de produção pode desempenhar papéis diferentes no mercado de trabalho. Ele é capacitado para executar a distribuição de produtos e manter o controle de qualidade, bem como desempenhar papel estratégico no planejamento de questões financeiras e logísticas de uma empresa.

Por meio de estudos e pesquisas, ele também é capaz de analisar o mercado, prever problemas e encontrar maneiras viáveis de solucioná-los, além de estar apto a trabalhar com gestão de pessoas e com as necessidades de marketing de um determinado produto (oferecendo diretrizes para desenvolvimento de produtos com base em pesquisas de mercado).

Mercado de trabalho

Esqueça a ideia de que engenheiro necessariamente trabalha em obras ou em fábricas! Devido à sua característica plural, o mercado de trabalho para o engenheiro de produção é bastante amplo.

Entre as opções, é possível atuar em indústrias, empresas de logística, instituições financeiras, empresas de pesquisas, entre outras. O salário médio de um engenheiro de produção graduado está em torno de R$ 6.220,00, mas este valor pode variar dependendo da área de atuação e da empresa.

E aí, acha que tem o perfil para ser um engenheiro de produção? Procure mais sobre a grade curricular e universidades em que você pode se candidatar. Outra boa dica é conversar com profissionais da área para que eles contem quais são os desafios da profissão.