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Guia de profissões: Gestão Comercial

Saiba como é o curso de Gestão Comercial, as melhores faculdades e o mercado de trabalho para esse profissional!
O objetivo da Gestão Comercial é aumentar a qualidade, produtividade e competitividade de empresas de diversos setores, tais como serviços, varejo e atacado.
Envolve estudos de: economia e finanças, tecnologias organizacionais, comércio e logística, ferramentas de informática, estratégias de marketing, relações interpessoais, relacionamento com o cliente, tributação, legislação e ética, entre outros.
O profissional de Gestão Comercial pode ser responsável pelo planejamento financeiro, econômico e tributário das organizações, cuidar da imagem da empresa no mercado, definir estratégias de venda de produtos e serviços, controlar o padrão de qualidade e informações gerenciais e comerciais, entre outras atividades.
Quais são os tipos de curso de Gestão Comercial?
No Brasil, os cursos de gestão comercial são de nível superior (tecnólogo) ou de pós-graduação lato sensu (especialização).
Tecnológico em Gestão Comercial: são 227 cursos superiores de tecnologia em Gestão Comercial autorizados pelo MEC, sendo 221 presenciais e 26 a distância (EAD).
Especialização em Gestão Comercial: segundo o MEC, há 35 cursos de pós-graduação em Gestão Comercial autorizados pela instituição, sendo um deles na modalidade a distância. Entre os temas, podemos citar:
• Gestão Comercial
• Gestão Comercial e de Vendas
• Gestão Comercial e Marketing em Agronegócios
• Gestão Comercial Empreendedora
• MBA em Gestão Comercial
• MBA em Gestão Comercial de Serviços
• MBA em Gestão Comercial e Marketing
• MBA em Gestão Comercial: Varejo e Serviços
O que se estuda em Gestão Comercial?
O curso de Tecnólogo em Gestão Comercial tem duração média de dois anos, ou quatro semestres, e sequência de temas estudados em cada módulo varia entre as instituições.
Algumas das disciplinas que o aluno pode encontrar no curso de Tecnólogo em Gestão Comercial são:
• Administração de Vendas e Relacionamento
• Administração Estratégica
• Análise de Mercado e Concorrência
• Atividades Complementares
• Canais de Marketing e Distribuição
• Comércio Eletrônico
• Comportamento do Consumidor
• Comportamento Organizacional
• Custo e Formação de Preços
• Desenvolvimento Pessoal e Profissional
• Direito Empresarial
• Empreendedorismo
• Ética e Relações Humanas no Trabalho
• Estatística Básica para Negócios
• Filosofia
• Fundamentos da Administração
• Fundamentos da Contabilidade
• Fundamentos da Economia
• Fundamentos da Gestão Comercial
• Gerência de Equipe de Vendas
• Gestão de Custos e Preços
• Gestão de Serviços e Varejo
• Gestão do Relacionamento com Clientes e Fornecedores
• Gestão em Marketing
• Inovação em Gestão Comercial
• Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e Inclusão
• Logística Empresarial
• Matemática
• Matemática Financeira
• Matemática Aplicada a Negócios
• Marketing
• Pesquisa de Mercado
• Planejamento de Vendas
• Plano de Negócios
• Processos Gerenciais
• Responsabilidade e Social e Meio Ambiente
• Técnicas de Negociação e Vendas
• Tecnologias de Gestão
Além de reconhecidas e bem avaliadas, as faculdades acima facilitam a vida do estudante com programas como FIES e ProUni. Todas também trabalham com bolsas de estudos, financiamentos sem burocracia, descontos e convênios.
O que faz o profissional da Gestão Comercial?
Entre as características valorizadas no profissional de Gestão Comercial estão grande capacidade de organização e administração do tempo, claro entendimento da estratégia da organização, flexibilidade, postura ética, habilidade de negociação e de relacionamento e boa comunicação, entre outras.
O profissional de gestão comercial pode atuar em micro, pequenas, médias e grandes empresas, nos segmentos de serviços, varejo ou atacado, sendo responsável por, entre outras funções:
• Análise de Resultados
• Supervisão de vendas
• Representação comercial
• Gestão de vendas
• Gestão do relacionamento com o cliente
• Pesquisa de mercado
• Desenvolvimento de estratégias de vendas e marketing
• Gestão de relações comerciais
• Planejamento de investimentos
• Gestão financeira e tributária
• Consultoria de negócios
Quais as áreas de atuação da Gestão Comercial?
Em um cenário cada vez mais competitivo, com constantes mudanças econômicas, tecnológicas, legais e tributárias, cresce a demanda de mercado por profissionais qualificados e aptos a contribuir para a competitividade das empresas.
Isso se aplica a diversas áreas, e no caso da Gestão Comercial não é diferente. As oportunidades para gestores comerciais qualificados são amplas, com possibilidade de ocupar cargos de médio e alto escalão nas companhias, ganhando bons salários.
O profissional formado em Gestão Comercial pode atuar em empresas de diversos portes, desde pequenas e microempresas até grandes organizações multinacionais em diferentes setores da economia, como varejo, atacado, serviços, saúde, consultoria, bancos, seguros e hotelaria, entre outros.