Blog

Por que cobramos perfeição das crianças?

Você já notou como muitas vezes nós cobramos um comportamento perfeito das crianças? Um comportamento que é inalcançável até para os adultos! 

Por exemplo: quando um adulto quebra um copo, qual é a reação comum dos outros adultos por perto? Perguntar se a pessoa está bem, se pode ter se cortado, ajudar a recolher os cacos, etc. E quando é uma criança que quebra um copo? É comum ver os pais brigando com a criança, dizendo “eu já não disse que não é pra mexer? Vai pra lá e não chega perto!”. 

Por que um acidente é compreensível quando causado por um adulto e motivo de brigas quando causado por uma criança? Por que cobramos atenção e perfeição de pessoinhas que ainda estão aprendendo o próprio lugar no mundo? 

É claro que as crianças devem ser ensinadas a agir com cuidado, a prestar atenção no que fazem e a lidar com as consequências de seus atos, mas todos nós estamos sujeitos a acidentes – afinal, o próprio nome já diz, são acidentes, não são propositais. 

Da próxima vez em que algo imprevisível acontecer, em vez de brigar com a criança, por que não ensiná-la a lidar com a frustração? Não trabalhe com o sentimento de culpa – “olha só o que você fez!” -, mostre a ela o que deve ser feito para consertar – “cuidado, cacos de vidro são perigosos, pegue a vassoura e a pá que eu vou limpar”.