Blog

“Traz” ou “trás”? Qual a diferença?

Você sabia que “traz” e “trás” são palavras homófonas? Isso significa que ambas têm a mesma pronúncia! No entanto, é preciso muita atenção: apesar de semelhantes, as palavras “traz” e “trás” têm significados distintos. Por isso, confundi-las pode comprometer o sentido do seu texto. Que tal relembrar a diferença entre elas? Vamos lá!

Traz

A palavra “traz” – grafada com a letra “z” – é a conjugação do verbo “trazer” na 2ª pessoa do singular na forma imperativa (traz tu), ou na 3ª pessoa do singular no presente do indicativo (ele ou ela traz). Em ambos os casos, esse termo assume o sentido de transporte, ou seja, conduzir ou levar alguma coisa. Confira alguns exemplos:

Amanhã você traz o meu livro, por favor?

Traz um copo d’água para mim?

Ele traz lanches saudáveis para a escola todos os dias.

Trás

A palavra “trás”- grafada com acento agudo na letra “a” e letra “s” – é um indicativo de lugar. Ela indica que algo ou alguém está em posição posterior e significa “na parte traseira”. Esse termo sempre será antecedido por uma preposição e, portanto, formará uma locução adverbial. Pode ser empregado como um sinônimo de atrás, detrás ou após. Veja:

Não olhe para trás enquanto atravessa a rua. Pode ser perigoso.

As crianças devem viajar em segurança no banco de trás do carro.

Acredito que existem segredos por trás da história que ela me contou.